A Melies foi convidada pela Gobelins a fazer uma animação para o festival, é a primeira vez que uma escola fora da frança é escolhida pra produzir uma vinheta de abertura para o evento. Tive a honra de ser um dos alunos a fazer parte do time que produziu essa animação, segue um pouco da minha contribuição.
PRE PRODUÇÁO
Tivemos um trabalho grande em pesquisas, pois não queríamos fazer algo que o mundo já tinha visto sobre o Brasil, então fugimos de todos os estereótipos possíveis ( Futebol, Amazônia, samba, carnaval, biodiversidade, pelé ... ), e decidimos mostrar uma ideia mais nostálgica que lembrasse a nossa infância, com uma estética toda urbana, em tempo de copa do mundo, nós começamos a ter idéias quando definimos o ano, 1994 !
Estes concepts acima foram feitos quando não tínhamos nem o roteiro ainda, e eles acabaram influenciando a estética dos personagens e sugestões de situações conforme a história ia sendo desenvolvida.
PERSONAGENS
Os personagens passaram por muitas transformações, o resultado final precisava ser algo bem estilizado e diferente do que os estudios estão fazendo, eles precisavam ter uma estética que desprendesse do padrão, aqui estão Jorge, Marina, e os gêmeos Lucas e Lívia.
Inicialmente, O Jorge teria uma Ryder, e Marina uma crocs, porém, como estávamos trabalhando a história em paralelo com os personagens, o roteiro pedia que todos estivessem usando meias, pois no final eles juntariam todas elas pra fazer uma nova bolinha e continuar a brincadeira, então nós tivemos que abrir mão dos chinelos e colocamos tênis em todos.
Nossos personagens são bem estilizados, por isso foi dificil transpor o design pro 3D, uma das dificuldades que encontramos foi justamente entender como funcionava a deformação dos "musculos" da face de cada um deles, eles não poderiam se comportar como humanos, com os mesmos blendshapres que fariamos em uma modelagem realista, eles tinham um funcionamento diferente.
o motivo pelo qual as meias do Jorge e da marina estão sempre a mostra, é devido ao fato de que foram eles que perderam a bolinha oficial do jogo, por isso a meia deles "abraça" as outras, deixando bem nítido que eles estão se unindo pra continuar com o jogo, e este elemento se torna um híbrido de todas elas.
Os Props são feitos de materiais que foram nitidamente feitos de forma artesanal, as crianças que literalmente fizeram o jogo, tanto que nossa bolinha é uma bolinha de tênis, pois não existe uma bolinha da Taco mesmo.
STORYBOARDS
Cada shot do filme foi muito bem estudado, como tinhamos apenas 40 segundos pra desenvolver a história cada frame era muito bem trabalhado.
As pimeiras versões esavam ficando com quase 2 minutos, por isso tivemos que nos atentar em qual era a coisa mais importante a ser contada, e trabalhar isso em cada cena.
Quando começamos a colocar os desenhos em uma timeline, começamos a perceber melhor a duração que cada enquadramento ia ter. Aqui estão as primeiras versões do Animatic que não estava ainda a serviço da historia com relação ao curto tempo que tínhamos.
Neste aqui, por exemplo, estávamos já com 20 segundos e ainda não tínhamos começado a mostrar o jogo, então deixamos um pouco de lado a interação entre eles pra focar na partida de taco, como não podíamos passar de 40 segundos algumas coisas foram cortadas:
Já aqui estávamos mais concisos do que realmente era o nosso filme, uma apresentação rápida das crianças, um shot bem didático para que os públicos do mundo todo entendessem a mecânica do jogo e as crianças trapaceando e se ajudando ao decorrer da brincadeira:
COLOR SCRIPT
queríamos uma sensação de final de tarde para o final da vinheta, que é o horário que as crianças tem que entrar pra casa, é o ultimo jogo, desde os primeiros concepts nos tivemos essa sensação de final de sexta-feira, queríamos que essa nossa lembrança estivesse nítida nas cores.
Quando algum personagem está trapaceando, colocamos ele na sombra, pois ele está agindo por debaixo dos panos.
Quando o Lucas fica furioso por terem perdido sua unica bolinha, colocamos o reflexo das casinhas projetado de forma destorcida nos vidros dos prédios, pra que isso reforçasse a ideia de que ele está muito furioso, o fio de energia que apareceu reto no plano anterior aparece distorcido na altura de sua cabeça.
ANIMAÇÃO
Tambem tive a oportunidade de ajudar os animadores, com sugestões de layout e silhuetas e animei algumas cenas.
O nosso estilo é muito baseado em animações 2D, o Rigging que usamos nos permitiu deformar bastante as nossas crianças, é uma das coisas que mais gostei de ver durante o processo de animação.
É isso, este projeto foi um dos que mais gostei até hoje, pois todos nós da equipe vivemos essas experiências na infância, então foi como voltar no tempo e mostrar como eram nossas brincadeiras, como era nossa rua, nossa forma de se vestir, nossas diferenças e nossa forma de encarar os problemas. Quando estamos traduzindo em imagens algo que vivemos e sentimos na pele, as coisas fluem muito mais naturalmente, acho que cumprimos a promessa de fazer algo diferente e com a cara do Brasil.
Só tenho a agradecer aos professores e colegas da Melies por me deixarem fazer parte dessa experiência.