Páginas

separator

Visual Development / diegooliveiraart@gmail.com

Moods

A mesma cena pode despertar diferentes sensações no espectador, dependendo do tipo de composição que usamos. Se eu te mostrar uma imagem de uma pessoa lendo algo que parece ser uma carta, que mensagem você acha que ela está recebendo? Posso influenciar o espectador a diferentes interpretações sobre o que está escrito ali.Mas cuidado... as imagens só funcionam em contexto! E dependem de uma narrativa.




Quando você vê esta imagem, por exemplo, qual mensagem você acha que ele está lendo ?
Se eu perguntar o que está escrito ali, o que você deduziria ?




Aposto que aqui você está com uma idéia bem diferente sobre a mensagem.




Se você está achando esta aqui mais misteriosa e mística, provavelmente a composição escolhida foi a responsável, pois a iluminação foi a única coisa que variou entre as três imagens. Continua sendo uma pessoa lendo uma carta em baixo de uma arvore! Vamos lá:



Quando usamos tons parecidos de cinza, deixamos a cena mais monótona, sem muita atividade, e ficamos mais sujeitos a acreditar que é uma mensagem triste e desesperançosa.
Quando usamos muitos tons escuros, estamos nos sentindo no escuro (mesmo!). É como se estivéssemos saindo no meio da noite para caçar. Não conseguimos ver com clareza os perigos, já que enxergamos luz. Quando tiramos a luz da jogada, estamos mais vulneráveis a imprevistos.


"The Lighting Keys explores de effect of the light on the color pallete and environments of the film”
(O segredo da iluminação é explorar o efeito da luz sobre a paleta de cores e o ambiente do filme)
Steve Pilcher (Designer de produção de Procurando Dory, Valente, Shrek 2, Bee Movie, entre outros)




A Luz é manipulada dependendo do contexto de cada shot pra termos a certeza de que a quela emoção em específico está sendo transmitida. Este tipo de raciocínio é bem comum quando estamos trabalhando em qualquer tipo de narrativa visual, sempre pensando na mensagem e se ela está sendo transmitida de forma clara. Tudo o que está no quadro pode ser usado em função da história, deixando assim o universo mais imersivo.
“Não é sobre o que a gente vê, é sobre o que a gente sente”.

Nada de leis, nada de regras, apenas estudos