Quando você vê esta imagem, por exemplo, qual mensagem você acha que ele está lendo ?
Se eu perguntar o que está escrito ali, o que você deduziria ?
Aposto que aqui você está com uma idéia bem diferente sobre a mensagem.
Se você está achando esta aqui mais misteriosa e mística, provavelmente a composição escolhida foi a responsável, pois a iluminação foi a única coisa que variou entre as três imagens. Continua sendo uma pessoa lendo uma carta em baixo de uma arvore! Vamos lá:
Quando usamos tons parecidos de cinza, deixamos a cena mais monótona, sem muita atividade, e ficamos mais sujeitos a acreditar que é uma mensagem triste e desesperançosa.
Quando usamos muitos tons escuros, estamos nos sentindo no escuro (mesmo!). É como se estivéssemos saindo no meio da noite para caçar. Não conseguimos ver com clareza os perigos, já que enxergamos luz. Quando tiramos a luz da jogada, estamos mais vulneráveis a imprevistos."The Lighting Keys explores de effect of the light on the color pallete and environments of the film”
(O segredo da iluminação é explorar o efeito da luz sobre a paleta de cores e o ambiente do filme)
Steve Pilcher (Designer de produção de Procurando Dory, Valente, Shrek 2, Bee Movie, entre outros)
A Luz é manipulada dependendo do contexto de cada shot pra termos a certeza de que a quela emoção em específico está sendo transmitida. Este tipo de raciocínio é bem comum quando estamos trabalhando em qualquer tipo de narrativa visual, sempre pensando na mensagem e se ela está sendo transmitida de forma clara. Tudo o que está no quadro pode ser usado em função da história, deixando assim o universo mais imersivo.
“Não é sobre o que a gente vê, é sobre o que a gente sente”.
Nada de leis, nada de regras, apenas estudos